Graciliano, um recifense que passou pelos ateliês de Murilo La Greca e Pierre Chalita, pela Escola de Belas Artes e por cursos de especialização em algumas escolas italianas de Arte e restauração, é um admirador confesso do estilo figurativo. Com os mestres brasileiros, aprendeu a dar movimento às cenas, vida às personagens. Com os italianos, a respeitar e valorizar o desenho e a cartela de cores. Desde o início da carreira profissional, em 1972, as figuras humanas têm sido incluídas em suas exposições.
"Sou essencialmente figurativo, mas procuro trabalhar com outros temas para mostrar versatilidade. O público gosta disso", diz Graciliano. Nesta mostra, ele se debruçou sobre alguns assuntos até então pouco explorados: personagens bíblicas, como Lúcifer (antes de qualquer outra interpretação, um anjo de luz); centauros e uma série de naturezas-mortas pintadas em têmpera, técnica artesanal de efeito pastoso, pouco explorada pelos artistas locais. "Mesmo as telas pintadas a óleo têm um diferencial, as passagens de cor são delicadas, não pesam tanto como na maioria das obras a óleo que se vê por aí", esclarece.
Mesmo com a respeitabilidade da pintura pernambucana no cenário nacional, Graciliano defende que a maior parte dos nossos artistas sofre de um mal que poucos questionam, mas que tem um peso significativo no resultado final dos trabalhos: a pouca experiência com o desenho. Outro fator essencial na preparação dos pintores, apontado por Graciliano, é a manutenção de escolas formais, como foi a Escolade Belas Artes há algumas décadas. "Aprendíamos com gente que realmente tinha o que ensinar", dispara.
Diplomado em Desenho Industrial pela UFPE, em fins dos anos 70, Enilson Graciliano pós-graduou-se em design na Fundação Amerigo Rotellini (Milão/ Itália). Aproveitando a temporada na Europa, estudou desenho e pintura em Florença e, voltando ao Recife, criou o Atelier de Arte, na Madalena, local de trabalho dividido com o escultor Ypiranga Filho.
SERVIÇO:
Individual de pinturas do artista plástico E. Graciliano. Inauguração nesta terça, às 20h, no Parthenon Golden Beach (av. Bernardo Vieira de Melo, 1204 - Piedade). Período: 23 de setembro a 7 de outubro.
Nessun commento:
Posta un commento